sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ARGILA CAPILAR, SEUS CABELOS AGRADECEM.



Bóra falar sobre argilas para os cabelitchos? Então vem comigo...

Em tratamentos capilares, as argilas são utilizadas para estimular a oxigenação do bulbo capilar, auxiliando  no crescimento dos fios, regular a produção sebácea e desobstruir os folículos. Elas também podem servir como "shampoo anti-resíduos", e até como tonalizantes. Elas são desintoxicantes, tonificantes e bactericidas, e fornecem oligoelementos importantes como: zinco, magnésio, selênio, cobre, manganês, boro, níquel, cobalto, etc

 




Como usar argila nos cabelos:

Coloque a argila num recipiente de vidro, cerâmica ou plástico (nunca use um recipiente de metal, e só utilize recipientes de plástico que são voltados para alimentos e cosméticos), e acrescente água (filtrada OU  fervida ou mineral sem gás ) aos poucos até formar uma pasta de consistência leve. Nem muito líquida, nem muito grossa (senão fica difícil de aplicar). Não utilize metal para misturar a argila.
Com os cabelos úmidos, espalhe a pasta de argila sobre todo o couro cabeludo com um pincel, e depois massageie levemente o couro com a ponta dos dedos em movimentos circulares durante alguns minutos. Não esfregue a argila nos fios, pois pode causar um atrito forte, e danificá-los. Com o enxágue, ela deslizará sobre os fios com suavidade. Enxágue abundantemente com água morna.

Obs: Tem gente que aplica nos cabelos secos. Aí vai de cada gosto. Sugiro que você experimente os dois jeitos. Eu prefiro usar nos cabelos úmidos.

>  Eu uso umas 4 a 5 colheres de sopa de argila, se for usar com água . No creme hidratante eu uso 1 colher de sopa de argila pra cada 2 colheres de creme.

> Você pode combinar o uso da argila com óleos vegetais e óleos essenciais específicos para seu tipo de cabelo e objetivo.


O vinagre de  maçã é um aditivo comum aos tratamentos de argila. Há uma boa sinergia entre os dois. Logo, em vez de água você pode utilizar vinagre de maçã, para o tratamento da caspa e seborreia, ou para aumentar o brilho. Ele também ajuda a diminuir o pH da argila.



> Argilas fazem uma limpeza profunda e desintoxicam o couro cabeludo. Portanto também podem ser utilizadas como um shampoo anti-resíduos.

> Pode-se misturar argilas em cremes de tratamento (de preferência cremes brancos) para tonalizar ou amenizar tons indesejáveis.
Para tons indesejáveis, a argila vermelha pode amenizar tons verdes, e vice-versa. A argila roxa ameniza tons amarelados. Dê um tempo de pausa de 30 a 40 minutos.


> O uso EXCESSIVO de argila pode causar secura no couro cabeludo. Para que isso não aconteça, aumente o espaço entre as sessões ou diminua a duração do tempo de pausa com argila.
Não deixe a argila ficar mais que 20 minutos nos cabelos (salvo se estiver misturada ao creme hidratante) para não ressecar, e não use-a mais que 2 vezes na semana.

Essa foto está exagerada! Não há necessidade de usar tanta argila assim...
Outros aditivos que você pode usar com argilas para tratar os fios:
- água de coco
- iogurte
- leite de coco
- clara de ovo
- chás de ervas (camomila, salvia, alecrim, etc)



Argilas:

Na hora de comprar sua argila, verifique se ela é esterilizada. Se for orgânica, melhor ainda.

argila vermelha pode ajudar a dar uma tonalizada nos cabelos ruivos. Porém para as platinadas, melhor usar apenas argila branca.

A argila branca é a mais suave de todas e é indicada para cabelos normais ou danificados. Pode também ser usada como um pré-shampoo para aliviar a coceira no couro cabeludo.  Pode ser aplicada como uma máscara capilar em cabelos enfraquecidos.

A argila verde é ótima para caspa, seborreia, e couro cabeludo oleoso. Ela regula a produção sebácea.

argila preta ou cinza são indicadas para queda capilar.

argila bentonita serve como uma máscara para ser utilizada no cabelo todo. Dizem que ela é condicionante e deixa os cabelos macios. Boa também para as cacheadas.

A  argila rosa é recomendada para cabelos secos.


Fica a dica!
BJooooo