segunda-feira, 18 de junho de 2012

CÃO, MEU MELHOR AMIGO


Dálmata





O Dálmata é uma raça da Croácia, mas até hoje há divergências em relação ao seu surgimento. Muitos dizem que sua genealogia começou na Dalmácia, uma região da Iugoslávia, que deu origem ao nome Dálmata. Antigamente, esse cão, era usado para fazer a guarda de estábulos e escoltava carruagens de nobres. Foi nos Estados Unidos que essa raça se tornou mascote dos bombeiros, pois naquela época, esses profissionais usavam cavalos e carroças como meio de transporte.
Sua personalidade é variada, podemos garantir que é um cachorro muito alegre, inteligente e extremamente ligado ao dono, gosta muito de caminhadas e corridas, e é muito leal, chegando ao ponto de se tornar agressivo se perceber que seu dono corre perigo. 
É um ótimo cão de guarda e um excelente caçador, seu latido é forte e denso, adora crianças e cavalos, está sempre pronto para corridas e caminhadas.  O que mais encanta no dálmata é sua pelagem que varia de branco, ao branco com fígado, que é o nome de uma das tonalidades que damos a suas pintas.

Os filhotes nascem completamente brancos e suas manchas aparecem a partir do 15o dia de vida.
Assim como qualquer cachorro de porte grande está sujeito a ter artroses, tumores e problemas renais com o passar dos anos, mas a único problema de saúde congênito que observamos nos dálmatas é a surdez. Também procuro alertar em relação a exposição ao sol, como sua pele é branca e clara o ideal é usar protetores solar, principalmente se exposto ao sol diariamente, prevenindo assim o câncer de pele, comum também em animais de cores claras.


Nome comum: Dálmata
Origem: Europa
Comportamento e caráter: Alegre, muito inteligente e leal ao dono, personalidade vivaz e excelente cão de guarda.
Porte: Grande
Saúde: Atenção especial para pele e doenças congênitas. 
Ideal para: Pessoas que moram em casa ou sítio e querem um cão de guarda, fiel e companheiro.
Não confunda com: Devido sua coloração marcante é impossível confundir um dálmata com qualquer outra raça, é único.
Você sabia?: Os dálmatas ficaram famosos no cinema por causa do desenho da Disney 101 dálmatas, onde uma louca por pele (a Cruela), faz de tudo para ter um casaco de manchas de filhotinhos de dálmatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário